A natureza é sua melhor parceira

Humanidade ultrapassa Orçamento natural para 2012



A quarta-feira, 22 de agosto, marcou o momento em que consumimos nossa cota em recursos naturais para este ano. A informação é da Global Footprint Network, que monitora o consumo global relacionado com a disponibilidade e sustentabilidade de recursos naturais. A organização acompanha dados diversos, como cardumes, florestas, produção agrícola, mineração e emissão de gases do efeito estufa.

 
Desde 1970, a humanidade vem consumindo recursos mais rapidamente do que os ecossistemas conseguem repor, levando a um déficit ecológico que cresce a cada ano.
 
“Vemos o endividamento das nações justamente  por causa do aumento dos custos dos recursos naturais. Nossas economias estão confrontando a realidade de anos gastando mais do que poderíamos”, afirmou  Mathis Wackernagel, presidente da  Global Footprint Network.
 
“Se quisermos manter sociedades estáveis e vidas produtivas, precisamos parar de extrapolar o que a natureza é capaz de fornecer para manter nossa infraestrutura, economia e modo de vida.”
 
Atualmente estamos consumindo 150% da produção ecológica da Terra todos os anos. Algumas nações, é claro, consomem mais do que outras. Por exemplo, se todos consumissem como o norte-americano padrão, seriam necessárias cinco Terras para sermos sustentáveis.
 
“Agora é a hora de criar maneiras para garantir que nossas economias continuem a funcionar no futuro”, disse  Wackernagel, relacionando a atual crise financeira com a grande crise ecológica que é amplamente ignorada. “Uma recuperação só vai acontecer com a redução sistemática de nossa demanda por recursos e serviços ecossistêmicos.”
 
 
Publicado originalmente no site Mongabay e retirado do site CarbonoBrasil.

 Foto: Rhett A. Butler.
Foto: Rhett A. Butler.

Todos os direitos reservados a CEATEX BRASIL - Site desenvolvido por Free Multiagência