A natureza é sua melhor parceira

Mutirão global de limpeza coleta 100 mil toneladas de lixo em um ano



Mais de seis milhões de voluntários participaram da ação, dizem ativistas. Organizado pela internet, mutirão global envolveu 96 países em 2012

 
Mais de seis milhões de voluntários de 96 países coletaram 100 mil toneladas de lixo no ano passado como parte de uma campanha global de limpeza, organizada pela internet, informaram ciber-ambientalistas nesta sexta-feira (11).
 
“No ano passado a quantidade mais impressionante de voluntários participou da limpeza em Suécia, Bulgária e Eslovênia”, disse Tiina Urm, porta-voz da campanha World Cleanup de 2012.
 
Cerca de 700 mil suecos, 322 mil búlgaros e 265 mil eslovenos se lançaram a coletar lixo, frequentemente descartado ilegalmente. Os resíduos foram localizados com um software especial que utiliza o Google Maps.
 
A campanha “Let's do it!” (Vamos fazer) começou em 2008 na Estônia, onde organizadores criaram um software especial para mapear e fotografar 10 mil lixões ilegais em todo o país, que tem 1,3 milhão de habitantes.
 
A ação se revelou um sucesso inesperado, quando mais de 50 mil voluntários coletaram 10 mil toneladas de lixo ilegal, retirado de beira de estradas, florestas e cidades em apenas cinco horas.
 
No entanto a campanha atingiu uma dimensão global somente no ano passado, quando seis milhões de pessoas participaram. “Nos últimos cinco anos, sete milhões de voluntários se engajaram em ações de limpeza”, disse Urm.
 
Mas, ainda há muito que fazer. De acordo com os incentivadores da campanha, o mundo está mergulhado em 100 milhões de toneladas de lixo ilegalmente descartado.
 
Um encontro mundial de ciber-ambientalistas será celebrado em fevereiro em Tallinn, na Estônia. Os debates serão focados em formas de expandir a limpeza global.
 
 
fonte: G1/Natureza

 Voluntários recolhem lixo em Montevidéu durante mutirão de limpeza (Foto: AFP PHOTO/Pablo Porciuncula)
Voluntários recolhem lixo em Montevidéu durante mutirão de limpeza (Foto: AFP PHOTO/Pablo Porciuncula)

Todos os direitos reservados a CEATEX BRASIL - Site desenvolvido por Free Multiagência